Multirrisco Empresarial

Quais são as coberturas do seguro de vida?


Como escolher bem um seguro multirrisco empresarial?

Existe hoje uma grande variedade de apólices de seguro multirrisco ou compreensivo, permitindo a escolha de uma apólice que atenda adequadamente às necessidades da empresa a custo razoável. No entanto, as diferenças devem ser bem compreendidas e avaliadas no momento da escolha da apólice e das coberturas.

O corretor de seguros, registrado na Superintendência de Seguros Privados (Susep), é o canal número um na contratação do produto. A compra de um seguro deve ser precedida da avaliação dos riscos a serem cobertos, ou seja, aqueles aos que a empresa está exposta, e o corretor é o profissional especializado capaz de assistir o segurado em todas as fases do seguro.

Por tudo isso, na hora de comprar o seguro procure a assessoria de um corretor. É importante explicar para ele as necessidades e características operacionais da empresa e pedir-lhe tomada de preços em, pelo menos, três seguradoras.

O segurado poderá consultar o cadastro do seu corretor no site da Susep, utilizando o número do registro dele na autarquia, o nome completo, CNPJ ou CPF.

O que é análise de risco?

O segundo passo é saber quais são os riscos a que a empresa está sujeita e, em consequência, quais são as coberturas de que precisa.

Isso é feito por meio da análise de riscos, que os quantifica e determina quais são os riscos gravosos que devem ser segurados, e os de pequena monta, cujos prejuízos podem ser absorvidos pelos recursos correntes da empresa ou pela constituição de fundo financeiro específico para esse fim.

A regra básica é: os riscos de probabilidade remota, porém de grandes prejuízos potenciais caso ocorram, devem ser repassados à seguradora, mediante a contratação de seguros. Já os riscos de probabilidade alta de ocorrência, mas de pequenos prejuízos, podem ser absorvidos no rol das despesas correntes ou eventualmente recorrendo a um fundo constituído com esse objetivo. A análise de riscos é a disciplina que estuda o assunto.

Atenção para os critérios de cobertura e para as exclusões

Há uma série de condições, critérios de coberturas e exclusões nos seguros compreensivos que o empresário precisa conhecer antes de fechar contrato. Por isso, é imprescindível que ele saiba a finalidade de cada um.

Por exemplo, em geral, os veículos motorizados e similares não estão cobertos pelo seguro multirrisco empresarial, exceto quando se tratar de mercadorias próprias ou em consignação inerentes à atividade da empresa, o que deve ser devidamente comprovado mediante notas fiscais ou contratos específicos.

Outro caso: na cobertura acessória de vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo, não estão cobertos os danos causados por inundação ou alagamento, mesmo que estes eventos sejam consequentes dos riscos amparados por aquela garantia.

Portanto, a empresa que quiser se proteger do risco de alagamento decorrente de vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo deve adquirir seguro especifico para esse fim.

Na contratação de um seguro não deve haver medo de perguntar. Vale lembrar que se trata da proteção da empresa. Quanto mais informação, melhor será a escolha. Um bom seguro é um investimento e escolher com sensatez compensa, pois significa reduzir gastos desnecessários. Pior ainda é economizar equivocadamente com o seguro e não ter a proteção adequada para prejuízos elevados.

Antes de assinar o contrato, o segurado deve conhecer as condições do seguro.

Fonte: https://www.tudosobreseguros.org.br/multirrisco-empresa/

Envie uma Mensagem